domingo, 9 de março de 2008

É preciso mudar!

Há uns dias atrás, verificou-se uma curiosa coincidência temporal de programas em dois dos principais canais abertos de televisão nacionais.

Assim, na SIC, o Primeiro-Ministro José Sócrates era “amavelmente” entrevistado por dois jornalistas e entretinha-se a contar ao País as brilhantes façanhas da sua governação, num exercício de puro ilusionismo, já que, excluindo o positivo resultado relativo às contas públicas (e mesmo assim à custa da elevação da carga fiscal), não se consegue encontrar um tal País a “cor de rosa”.

Ao lado, na TVI, um documentário muito interessante mostrava uma das facetas mais inquietantes do mundo real português, cada vez mais a “cinzento”. Este canal analisava a situação de mais de 60 mil licenciados sem emprego, na sua maioria jovens, à procura de trabalho há já bastante tempo e sem perspectivas de o encontrar a curto prazo, com todas as consequências negativas do ponto de vista económico, social e psicológico que daí advêm.

Estranho País este, onde um Primeiro-Ministro se regozija com uma taxa de desemprego acima dos 8%, com um nível de crescimento do produto abaixo dos 2% e com o afrontamento a tudo e a todos. Estranho País este, onde um Primeiro-Ministro prega as vantagens da educação e da formação e depois vê os seus mais qualificados a não encontrar emprego, quantas vezes com o argumento de que têm qualificações “a mais”. Estranho País este, onde um Primeiro-Ministro glorifica uma política de verdadeiro desinvestimento nas Universidades e permite manter abertos cursos onde a única saída, dadas as condições de mercado no presente e no futuro próximo, será... o desemprego!

Estas são apenas algumas das áreas onde se nota claramente a necessidade de uma rápida mudança, permitindo que o País seja cada vez menos “cinzento” e a vida das suas populações cada vez mais “colorida”.

No passado, a JSD sempre assumiu um papel muito relevante nos combates pela mudança. Está-lhe no sangue. A sua força e a sua voz voltam a ser hoje decisivas. Para isso, precisa de estar bem organizada e ser liderada pelos melhores. É isso que eu espero, venha a acontecer na Distrital de Viana do Castelo, com impacto positivo sobre a JSD de todo o Alto Minho. Força Arieiro, vamos a isso!

Rui Henrique Alves

Vice Presidente da CPD PSD Viana do Castelo

Sem comentários: